Aula de plastica I
1ª Atividade
1.1) Analizar e registrar elementos arquitetônicos da cidade de Uberlândia, com estilo formal do
Ecletismo,Modernismo e art Déco.
Art Déco: predominam as linhas retas ou circulares estilizadas; as formas geométricas e o design abstrato
Ecletismo:
a combinação de diferentes estilos históricos em uma única obra sem com
isso produzir novo estilo. Baseia-se na convicção de que a beleza ou a
perfeição pode ser alcançada mediante a seleção e combinação das
melhores qualidades das obras dos grandes mestres.
Delates :
moderno
Art Déco
Delates :
moderno
Art Déco
1.2)Registro em foto, com um fundo neutro e de boa qualidade de resolução da maquete:volume, plano e rocha;
1.3) Croquis de estudo para elaboração da
maquete:
2ª Atividade:
2.1) comparar a maquete com o projeto de Capra Rotonda de Paládio.Analizar suas similaridades e diferenças, linguagem e seus pontos de vista espacial :
Villa Rotonda - Andrea Palladio - Vicenza - Itália
A Villa Capra, ou Villa Rotonda, é uma das mais belas e famosas villas do arquiteto italiano Andrea Palladio.
Considerado um dos mais celebrados edifícios da história da arquitetura da época moderna, seu projeto ilustra perfeitamente a significação de uma obra do classicismo.A intenção não era de criar um grande palácio para implantar na cidade mas esperava que fosse sofisticado, Palladio criou uma residência suburbana com imagem sociais, que também funcionava como um retiro tranquilo para meditação e estudo , isolado no topo de uma colina criando um tipo de Villa-templo .
Projeto: Ensaio arquitetônico (plano, volume, rocha.)
Projeto elaborado na aula de plástica I, do professor Dado, onde temos a elaboração de um projeto, através de uma composição criada pelo aluno através elementos definidos (plano volume e rocha) para elaboração de um espaço “habitacional residencial”.
Partindo do processo de criação elaborei de forma intuitiva e sem um planejamento prévio formal, relacionando os objetos dados de modo aleatório, seguindo somente um principio básico ( estabelecido por mim “aluna”) de que meu projeto criaria muitos espaços abertos. Através da secção no volume e a composição criada, procurei criar de um lado elementos com formas sinuosas e orgânicas(volume e plano horizontal), e de outro lado, elementos geométricos a abstratos( escada e plano vertical) dando origem á um projeto de linguagem modernista.
"Se analisarmos bem veremos que ambos oportunizam tranquilidade e meditação e se expressam como obras moderna; porem diferem na linguagem arquitetônica onde a Villa rotonda é considerada classica e o projeto de ensaio moderno. Quanto à forma tambem se diferem, sendo uma constituida de elementos geométricos puros e a outra com uma constituiçãoorgânica, o que se reflete na espacialidade adquirida, colocando a villa com espaços simétricos e proporcionais e o projeto como espaços formados aleatoriamente.
2.2)Análise da maquete e seus espaços criados acompanhado de um esquema quais as suas intençoes em cria los:
Projeto da maquete:
- possui um grande espaço livre aberto
- Uma area central com espaços intimosem torno do volume habitacional
- Um grande espaço de circulaçao livre
- Um espaço totalmente fechado e sem utilizaçao que seria o local onde se encontra a rocha
"Apresentar uma forma assimetrica e expressar a intenção de espacialidade com formas livres/ imprevisiveis, de dificil leitura espacial, pois queria uma forma intrigante que propiciasse maior tempo de comtemplaçao e que fosse tambem aberto/ livre, trazendo tranquilidade "
3ª Atividade
3.1)Análise visual da maquete com base em “gestalt do objeto de Gomes Filho. Com base:
- Simetria - consequência
- Equilíbrio – organização dos planos e volumes
- Similaridades – confere unidade/ contraste
- Pregnancia
- Proximidade(articulação)
- Boa continuidade – previsibilidade
Simetria e sua consequência
Ao analisar a maquete e seus
elementos formais, com base na gestalt, percebemos que há um agrupamento
assimétrico, tendo como consequência uma forma mais complexa e interessante, do
ponto de vista plástico,que por ser de difícil compreensão, rompe com o
estático/monótono, presente na forma simétrica. Trazendo uma sensação de movimento
ao projeto, traduzida pela irregularidade formal dos objetos, assim, temos uma
forma mais dinâmica, interessante e moderna, com um alto valor plástico.
Equilíbrio, peso e direção (organização do
plano horizontal e vertical);
O peso e a direção são propriedades que exercem um
influência particular sobre o equilíbrio, segundo a teoria da Gestalt.
Se analisarmos a forma de organização dos planos em relação ao agrupamento formal, percebemos que tais elementos influenciam diretamente no equilíbrio.
Se analisarmos a forma de organização dos planos em relação ao agrupamento formal, percebemos que tais elementos influenciam diretamente no equilíbrio.
O plano horizontal foi colocado acima de um “volume”,
sustentado, e de certa forma elevado, por uma coluna, que o perfura
quase que de forma central.Tornado-se assim um elemento mais dinâmico, e de
forte “posição” na composição estrutural.
Já o plano vertical
esta posicionado em uma das extremidades do “volume”, paralelo a coluna, que
ergue o plano horizontal, propiciando uma direção, tendo um forte significado
associativo, quanto à sustentação do volume e organização dos espaços gerados.
Temos em tão gerado por esses dois elementos, forças que agem sobre o “volume”
que se compensam mutuamente, gerando o equilíbrio.
Proximidade
Os elementos constituintes do projeto tem um forte fator de proximidade devido a sua articulação no espaço, que ajuda na constituição de unidades, e para unificar a estrutura da forma.
·
Similaridade;
confere unidade/contraste.
Se
obervarmos a maquete e os elementos que a constitui, percebemos que a elementos
similares, de mesmo estímulo visual, devido à forma, cor e proximidade, que terão
certa tendência a serem agrupados, e a constituir uma unidade.
Essas similaridades formais dos elementos dão
origem a duas unidades que se contrastam, sem romper com a harmonia e o
equilíbrio do projeto. De um lado temos a unidade constituída por elementos
curvos (plano horizontal, volume e rocha), e do outro lado temos a unidade
constituída por elementos retos (escada e plano horizontal).
·
Pregnância
É um
projeto que possui certa organização formal, mas de difícil compreensão, que exige
um tempo para a sua leitura, tendo um índice médio de pregnância.
·
Boa
continuidade
O
projeto não possui uma configuração formal de boa continuidade, já que os
elementos constituintes não possui uma boa continuação, ou seja, não se acompanham
formas imprevisíveis, incoerentes e sofrem interrupções na sua trajetória
visual.
3.2) Peça grafica: 29,7cm de largura, por 90cm de altura, deixando 20 cm livre na parte inferior: