Plastica

Aula de plastica I
1ª Atividade
1.1) Analizar e registrar elementos arquitetônicos da cidade de Uberlândia, com estilo formal do
Ecletismo,Modernismo e art Déco.

Modernismo: a estrita coerência entre as formas sinuosas das fachadas e a ondulante decoração dos interiores. Dentro dessa arquitetura modernista existia duas tendências: as formas sinuosas e orgânicas e, as geométricas e abstratas (percursoras da futura arquitetura racionalista).
 Art Déco: predominam as linhas retas ou circulares estilizadas; as formas geométricas e o design abstrato

Ecletismo: a combinação de diferentes estilos históricos em uma única obra sem com isso produzir novo estilo. Baseia-se na convicção de que a beleza ou a perfeição pode ser alcançada mediante a seleção e combinação das melhores qualidades das obras dos grandes mestres.
                                              Delates : 
                                                                                              moderno

                                                                         

                                                                                            Art Déco   

                                                            






1.2)Registro em foto, com um fundo neutro e  de boa qualidade de  resolução da maquete:volume, plano e rocha;

  
  
1.3) Croquis de estudo para elaboração da maquete:


                                                   2ª Atividade:

 2.1) comparar a maquete  com o projeto de Capra Rotonda de Paládio.Analizar suas similaridades e diferenças, linguagem e seus pontos de vista espacial :

Villa Rotonda - Andrea Palladio - Vicenza - Itália    

A Villa Capra, ou Villa Rotonda, é uma das mais belas e famosas villas do arquiteto italiano Andrea Palladio.

Considerado um dos mais celebrados edifícios da história da arquitetura da época moderna, seu  projeto  ilustra perfeitamente a significação de uma obra do classicismo.A intenção não era de criar um grande palácio para implantar na cidade mas esperava que fosse sofisticado, Palladio criou  uma residência suburbana com imagem sociais, que também funcionava como um retiro tranquilo para meditação e estudo , isolado no topo de uma colina criando um tipo de Villa-templo .  


Projeto: Ensaio arquitetônico (plano, volume, rocha.)


Projeto elaborado na aula de plástica I, do professor Dado, onde temos a elaboração de um projeto, através de uma composição criada pelo aluno  através  elementos definidos (plano volume e rocha)  para elaboração de  um espaço “habitacional residencial”.


Partindo do processo de criação elaborei de forma intuitiva e sem um planejamento prévio formal, relacionando os objetos dados de modo aleatório, seguindo somente um principio básico ( estabelecido por mim “aluna”) de que meu projeto criaria muitos espaços abertos.  Através  da secção no volume e a composição criada,  procurei criar de um lado elementos com formas sinuosas e orgânicas(volume e plano horizontal), e de outro lado, elementos geométricos a abstratos( escada e plano vertical) dando origem á um  projeto de linguagem modernista. 

"Se analisarmos bem veremos que ambos oportunizam tranquilidade e meditação e se expressam  como obras moderna;  porem diferem na linguagem arquitetônica onde  a Villa rotonda é considerada classica e o projeto de ensaio  moderno. Quanto à forma tambem se diferem, sendo uma constituida de elementos geométricos puros e a outra com uma constituiçãoorgânica, o que se  reflete na espacialidade adquirida, colocando a villa com espaços simétricos e proporcionais e o projeto como espaços formados aleatoriamente.


2.2)Análise  da maquete e seus espaços criados acompanhado de um esquema  quais as suas intençoes em cria los:


Projeto da maquete:

  • possui um grande espaço livre aberto
  • Uma area central com espaços intimosem torno do volume habitacional
  • Um grande espaço de circulaçao livre
  • Um espaço totalmente fechado e sem utilizaçao que seria o local onde se encontra a rocha
 Intencionalidade:

"Apresentar uma forma assimetrica e expressar a intenção de  espacialidade com formas livres/ imprevisiveis, de dificil  leitura espacial, pois queria uma forma intrigante que propiciasse maior tempo de comtemplaçao e que fosse tambem  aberto/ livre, trazendo tranquilidade "
                                            

                                          Atividade 
3.1)Análise visual da maquete com base em “gestalt do objeto de Gomes Filho. Com base:
  • Simetria  - consequência 
  •  Equilíbrio – organização dos planos e volumes 
  •    Similaridades – confere unidade/ contraste
  • Pregnancia
  • Proximidade(articulação) 
  • Boa continuidade – previsibilidade  
                                      Simetria e sua consequência

 Ao analisar a maquete e seus elementos formais, com base na gestalt, percebemos que há um agrupamento assimétrico, tendo como consequência uma forma mais complexa e interessante, do ponto de vista plástico,que por ser de difícil compreensão, rompe com o estático/monótono, presente na forma simétrica. Trazendo uma sensação de movimento ao projeto, traduzida pela irregularidade formal dos objetos, assim, temos uma forma mais dinâmica, interessante e moderna, com um alto valor plástico.  
 
                              Equilíbrio, peso e direção (organização do plano horizontal e vertical);

 O peso e a direção são propriedades que exercem um influência particular sobre o equilíbrio, segundo a teoria da Gestalt. 
Se analisarmos a forma de organização dos planos em relação ao agrupamento formal, percebemos que tais elementos influenciam diretamente no equilíbrio.
O plano horizontal foi colocado acima de um “volume”, sustentado, e de certa forma elevado, por uma coluna, que o  perfura  quase que de forma central.Tornado-se assim um elemento mais dinâmico, e de forte “posição” na composição estrutural.
Já o plano vertical esta posicionado em uma das extremidades do “volume”, paralelo a coluna, que ergue o plano horizontal, propiciando uma direção, tendo um forte significado associativo, quanto à sustentação do volume e organização dos espaços gerados. Temos em tão gerado por esses dois elementos, forças que agem sobre o “volume” que se compensam mutuamente, gerando o equilíbrio.


                                                               Proximidade

Os elementos constituintes do projeto tem um forte fator de proximidade devido a sua articulação no espaço, que ajuda na constituição de unidades, e para unificar a estrutura da forma.

·                                                                              Similaridade; confere unidade/contraste
 
      Se obervarmos a maquete e os elementos que a constitui, percebemos que a elementos similares, de mesmo estímulo visual, devido à forma, cor e proximidade, que terão certa tendência a serem agrupados, e a constituir uma unidade.
     Essas similaridades formais dos elementos dão origem a duas unidades que se contrastam, sem romper com a harmonia e o equilíbrio do projeto. De um lado temos a unidade constituída por elementos curvos (plano horizontal, volume e rocha), e do outro lado temos a unidade constituída por elementos retos (escada e plano horizontal). 



·                                                                                                     Pregnância 

É um projeto que possui certa organização formal, mas de difícil compreensão, que exige um tempo para a sua leitura, tendo um índice médio de pregnância.
·                                                                                           
                                                                                                             Boa continuidade

O projeto não possui uma configuração formal de boa continuidade, já que os elementos constituintes não possui uma boa continuação, ou seja, não se acompanham formas imprevisíveis, incoerentes e sofrem interrupções na sua trajetória visual. 

 3.2) Peça grafica: 29,7cm de largura, por 90cm de altura, deixando 20 cm livre na parte inferior: